11 métricas para e-commerce que você precisa conhecer

Analisar as métricas para e-commerce é algo fundamental para qualquer empreendedor que deseja ter sucesso com esse tipo de negócio.
E o motivo é simples. São essas métricas que indicam como está o desempenho da sua loja virtual no mercado atual.
A maioria dos empreendedores foca apenas na métrica de volume de vendas. Contudo, existem alguns outros indicadores que são igualmente importantes para o empreendimento.
E nesse post, você vai conferir as 11 métricas para e-commerce principais e que todo empreendedor deveria conhecer.
Tempo de leitura: 7 minutos. Nesse post você vai aprender:
- Quais são as 11 métricas para e-commerce que todo empreendedor deveria conhecer.
Confira!
Métricas para e-commerce: Conheça as principais
1. 80/20
Esse é um indicador baseado no princípio de Pareto que diz que 80% dos resultados derivam de 20% das ações. Dentro do e-commerce, ele serve para indicar quais produtos/clientes (20%) são responsáveis pela maior parte do seu lucro (80%).
A partir disso, é possível criar estratégias específicas para esses itens/pessoas. Dessa forma, seus lucros tendem a aumentar gradativamente com o tempo.
2. NPS (Net Promoter Score)
Essa é uma das métricas para lojas virtuais mais importantes. Isso porque ela indica o nível de satisfação do seu cliente, dentro de um ranking de 0 a 10.
Ela pode ser obtida em diferentes situações. Geralmente, a maioria das lojas virtuais envia a solicitação de feedback logo após a finalização da compra do cliente.
Contudo, você também pode aguardar que o produto chegue até o destinatário.
3. Taxa de Rejeição
A taxa de rejeição tem como objetivo indicar quantos clientes entram e saem no seu e-commerce sem fazer nenhuma interação. Isto é, sem ver nenhum produto, navegar pelas lojas ou colocar algo no carrinho.
Dentro de um e-commerce, uma taxa “aceitável” é de até 60/70%. Através desse indicador será possível analisar a eficácia de campanhas, bem como modificá-las para gerar resultados melhores para o seu negócio.
4. Carrinho Abandonado
Mais uma das métricas para e-commerce que deve ser analisada é a de Carrinho Abandonado. Ela irá mostrar o índice de clientes que colocam coisas no carrinho, mas não finalizam as compras.
Ela também é muito útil para você trabalhar o remakerting com esses consumidores, de modo que eles finalizem suas compras. Você pode usar essa métrica para, por exemplo, para criar campanhas de descontos.
5. Taxa de recompra
A taxa de recompra te ajudará a saber quantos clientes já fizeram mais de uma compra dentro da sua loja virtual. Essa é uma informação valiosa para o desenvolvimento de ações de fidelização.
Através dela você poderá desenvolver estratégias que aumentem a fidelidade desses consumidores, como oferecer ofertas e descontos exclusivos, frete grátis, pontos, entre outras abordagens.
Tenha em mente que a fidelização é essencial em qualquer loja virtual. Clientes fieis tem um grande potencial em atrair outros consumidores para o seu e-commerce. Logo, observar a taxa de recompra te ajudará a oferecer um atendimento diferenciado para esses usuários com tanto potencial.
6. Page View / Número de Visitas
Esse indicador mostra o número total de visitas ou visualizações da sua loja virtual. Isso engloba tudo, desde as pessoas que acessam e saem logo saída, consumidores que acessam o e-commerce via newsletter, carrinho entre outros.
Através desse indicador você consegue saber se a sua página está entregando todas as informações que os usuários precisam.
7. Tempo médio dentro da página
Outra das métricas para e-commerce valiosas para a construção de estratégias assertivas é a de tempo médio dentro da página. Ela indica, basicamente, quanto cada consumidor fica dentro do seu e-commerce.
Se você estiver com um tempo médio muito baixo, esse é um mal sinal. Isso porque indica que os usuários não estão achando nada de atrativo. Logo são necessários modificações no layout, nas ofertas ou até mesmo nas fotos dos produtos.
8. Quantidade de leads
Esse indicador tem como objetivo mostrar quantas pessoas fornecem seus dados para a sua loja, entrando assim para o grupo de leads (indivíduos com potencial interesse no que seu negócio oferece).
Ele é útil no sentido de verificar a eficácia da sua estratégia de captura de dados. Lembre-se que esse tipo de ação é essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.
E mensurar esse tipo de ação é importante para você saber se ela realmente está dando certo.
9. CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
O CAC é uma métrica que indica quanto o seu e-commerce gasta para obter um novo cliente. Ele é importante para você saber quanto exatamente precisa vender para o negócio lucrar.
Ele também é útil no sentido de te ajudar a encontrar formas de diminuir o custo de aquisição. Uma das formas seria a fidelização, tendo em vista que fidelizar um cliente custa em média três vezes menos do que para adquirir um novo.
10. ROI (Retorno Sobre Investimento)
O ROI tem como objetivo mostrar quanto de retorno você teve sobre o investimento feito na loja virtual. Esse indicador é importante para a manutenção da saúde financeira do seu negócio.
Isso porque, através dele você consegue verificar se o seu e-commerce realmente está dando retorno positivo para o caixa da empresa. E caso não, é possível buscar alternativas para melhorar o ROI.
11. Taxa de conversão
A taxa de conversão também é uma das métricas para e-commerce que vai te ajudar a medir a eficácia das suas estratégias. Basicamente ela vai mostrar a quantidade de visitantes que se transformaram em clientes. Ou seja, que fizeram alguma compra na sua loja virtual.
Essa é a métrica mais famosa dentro do e-commerce. No Brasil, essa taxa gira em torno de 1% a 2%. Em um primeiro momento pode parecer pouco, mas dependendo do número de visitantes da loja virtual esse é um número muito significativo.
De maneira geral, os empreendedores devem focar sempre em aumentar essa taxa. Quanto maior ela for, mais clientes estarão comprando na sua loja.
Essa métrica é considerada a espinha dorsal de muitas estratégias de marketing digital. Isso porque ela mostra efetivamente o lucro do seu empreendimento.
Agora que você já sabe quais são as principais métricas para e-commerce, não deixe de ficar de olho nelas. Observando esses indicadores ficará mais fácil desenvolver estratégias para melhorar o seu empreendimento.
Ficou com alguma dúvida sobre essas métricas para e-commerce? Aproveite para deixa-la nos comentários.